terça-feira, 26 de agosto de 2014

POR ONDE ANDA ; TRANSPORTES REUNIDAS 0861.

TRANSPORTES REUNIDAS 0861 , EM DESENHO E FOTOS COM UM POUCO DE HISTÓRIA.

Por Josenilson Rodrigues – Busão de Natal
Com desenho de William Nascimento – Busão de Natal

Uns dos ônibus que marcou a minha infância da empresa Transportes Reunidas foi o Marcopolo Viale U Mercedes-Benz OF-1721 de prefixo 0861. Na época os ônibus das linhas do Alvorada IV cujo seu terminal era no “final” da Av. Boa Sorte, eram compostos por muitos Torino GVI ou como alguns chamam Torino G6 (Torino geração 1999).


Quando os ônibus de modelo Viale U chegaram as linhas do Alvorada IV foi uma alegria grande. Aos poucos os Torino G6 saíram e predominavam os Viales.


O busão 0861 (Marcopolo Viale U Mercedes-Benz OF-1721) que estamos falando nessa matéria especial encontra-se desativado. Mas, quando ativo veio ao Alvorada IV e circulou muito na linha 68, depois de um tempo foi para a 07 e por incrível que pareça foi para a linha 591 que é um circular que fazia o itinerário Alvorava IV / Jardim Progresso.



Vale frisar que o busão tinha para-brisa traseiro, mas na época a empresa estava retirando e colocando um enorme tapume de fibra deixando a traseira um pouco deformado. Pois bem, quando o mesmo estava na linha 591 a máquina desapareceu e quase um mês depois ele voltou e voltou novinho em folha e foi circular na linha 07 conforme o mostra o registro feito em Janeiro de 2010.


Alguns meses depois voltou a circular na linha 591, se não me falhe a memória foi em Março para Abril de 2010 ele circulou na linha 591, itinerário de muito barro, lama e grandes buracos. Depois foi desativado da empresa.



Chamados de abafadinhosem virtude de suas janelas serem fechados na parte de baixo, os ônibus na época fazia itinerário cujo a integração temporal na época estava sendo implantada, substituindo as estações de transferência. Que no caso da linha 07 fazia as estações 03 e 04. Vale ressaltar que o ônibus da linha 07 tinha seu itinerário até Ponta Negra.


Desenho do 0861 da Transportes Reunidas




Onde está o Ex Transportes Reunidas 0861?


Existe registro da máquina na cidade de Penado / AL em uma empresa de chamada Transcop (Transporte Coletivo de Penedo). O mesmo aparenta estar bem conservado porém com alguns detalhes diferentes.


Foto de Thiago Alex no Onibusbrasil.com


Nenhum comentário: