O POSTO DE COBRADOR FOI TOTALMENTE EXTINTO EM 33 CIDADES BRASILEIRAS. O DADO FOI DIVULGADO PELA NTU ( ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES URBANOS).
O levantamento mostra ainda que em cinco municípios o pagamento de tarifa em dinheiro também foi eliminado. Nestes casos, os passageiros têm que utilizar cartão ou bilhete para pagar a passagem. Isso ocorre nos ônibus municipais de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; em Joinville, Santa Catarina; Maringá, no Paraná; São José dos Pinhais, também no Paraná; e em Sorocaba, no interior de São Paulo. No caso de Sorocaba, o posto de cobrador foi extinto na década de 1990.
Na cidade, além do pagamento por meio de cartão, é possível passar pela catraca pagando a passagem por meio de bilhetes com QR Code (Quick Response Code: Código de Resposta Rápida na sigla em inglês) por meio de um smartphone. Em Campo Grande, o posto de cobrador foi extinto em 2012, enquanto em Joinville, os profissionais não atuam no sistema desde 2001. Por sua vez, em Maringá o posto não existe desde 2005.
Matéria : Cândido Nobrega
Fonte e Foto : ônibus da Paraíba
www.onibusdaparaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário