quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

HISTÓRIA : APOLLO, O " O-371 AMERICANO ".

 HISTÓRIA :

STEWART & STEVENSON APOLLO,O " O-371 AMERICANO ". MODELO MARCOU O INÍCIO DOS ANOS 1990 E FOI UMA PARCERIA ENTRE A MERCEDES-BENZ DO BRASIL E A INDÚSTRIA NORTE-AMERICANA.


Qualquer semelhança, não é mera coincidência.

Pelas ruas dos Estados Unidos, no início dos anos de 1990, circulou um ônibus para transporte urbano e metropolitano muito semelhante a um velho conhecido no Brasil.

O Stewart & Stevenson Apollo trazia elementos do braseiro monobloco O-371, como, por exemplo, conjuntos óticos, design da carroceria, lanternas, para-brisa e caixa de letreiro, entre outros.

Mas antes que alguém fale que um plagiou o outro, na verdade, o modelo foi fruto de uma parceria entre a Stewart & Stevenson e a Mercedes-Benz do Brasil.


A Stewart and Stevenson, tradicional fabricante de veículos militares e equipamentos relacionados à indústria petrolífera, se aventurara entre 1987 e 1992 a fabricar ônibus e o modelo mais marcante foi o Apollo T-40.

Marcante é a palavra, porque seria um exagero chamar o modelo de bem sucedido.

Os registros históricos dão conta que apenas duas operadoras se interessaram pelos produtos da marca: a Houston METRO, em Houston, TX;  e a LADOT, em Los Angeles, CA.

O veículo, nos moldes do “padron brasileiro”, tinha 12 metros de comprimento e recebeu duas opões de motorização: Caterpillar 3197 multicombustível (diesel / GNL duplo) e Detroit Diesel 6V92TA PING (Diesel / GNL Dual-Fuel), sendo o Detroit mais comum.

As opções de transmissão eram Allison HTB-748 e ZF.


Apesar de não ter sido um sucesso de mercado, não deixou de ser uma experiência interessante, em especial para a Mercedes-Benz, que anos mais tarde lançaria no Brasil o o-400, que tanto nas versões rodoviárias e urbanas encerraram em 1996 a trajetória dos monoblocos da marca pelas ruas e rodovias brasileiras que teve início com o O-321, em 1958.

Matéria  :  Adamo Bazani

Fotos  :  Michael Strauch / Shalon Ferreira de Melo /  Marlon Mendes da silva souza 

Fonte  :  Diário do Transporte

www.diariodotransporte.com.br


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário: