terça-feira, 12 de janeiro de 2021

SANTO ANDRÉ (SP ) : PREFEITO CONGELA TARIFA EM 2021.

 SANTO ANDRÉ ( SP ) :

PAULO SERRA CONGELA TARIFA DE ÔNIBUS DE SANTO ANDRÉ ( SP ) EM 2021. DECISÃO FOI TOMADA PARA MANTER EQUILÍBRIO FINANCEIRO DAS FAMÍLIAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID -19, SEGUNDO O PREFEITO.


O prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Paulo Serra, informou ao Diário do Transporte que vai congelar a tarifa de ônibus municipais em 2021. O chefe do Executivo foi reeleito e tomou posse do mandato na sexta-feira, 1º de janeiro de 2021.

“Não haverá reajuste nas tarifas do transporte público da cidade. Os preços das passagens seguirão congelados no decorrer do ano de 2021. Uma decisão para manter o equilíbrio financeiro das famílias, neste período difícil de enfrentamento à pandemia da Covid-19”, afirmou o prefeito à reportagem.

Atualmente, a tarifa comum, paga em dinheiro ou cartão, está em R$ 4,75. No município, o último reajuste da tarifa de ônibus ocorreu em 06 de janeiro de 2019, quando o valor da passagem passou de R$ 4,40 para o atual. No mesmo ano, São Bernardo do Campo também aumentou o valor.


GRATUIDADES

Na cidade, os professores da rede de ensino pública e privada pagam 50% da tarifa e os estudantes têm direito à passagem gratuita, assim como idosos a partir de 60 anos.

Contudo, a gratuidade para estudantes em ônibus de Santo André está suspensa por conta da pandemia de Covid-19. O objetivo, segundo a Prefeitura, é “evitar o uso desnecessário do transporte público”, uma vez que as aulas presenciais não estão sendo realizadas.


EMPRESAS

Em Santo André, a empresa de ônibus Suzantur opera o sistema tronco-alimentado da região da Vila Luzita. Os demais bairros são atendidos pelo Consórcio União Santo André, formado pela Viação Guaianazes, Viação Vaz, TCPN (Transportes Coletivos Parque das Nações), ETURSA (Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário de Santo André) e EUSA (Empresa Urbana Santo André).

CONGELAMENTO DA TARIFA NO ABC

No ABC Paulista, os prefeitos de Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo já anunciaram que não vão aumentar o preço da passagem de ônibus em 2021.


Por sua vez, a definição sobre o reajuste da tarifa de ônibus em Diadema, no ABC Paulista, será feita apenas em fevereiro de 2021. A informação foi divulgada pelo prefeito Fillipi.


Matéria  :  Jéssica Marques

Foto  :  Adamo Bazani

Fonte  :  Diário do Transporte

www.diariodotransporte.com.br


Jessica Marques para o Diário do Transporte


Nenhum comentário: