sábado, 2 de janeiro de 2021

PA : FIM DA NUMERAÇÃO FIXA.

 ÔNIBUS DE BELÉM DEIXARÃO NUMERAÇÃO FIXA.

Foto : Yuri Marinho ( 2020 )

Entrou em vigor no dia 01 a normativa da Semob que determina a eliminação do código de das linhas pintada na lateral, traseira do veículo e plotada no vidro dianteiro e esporadicamente no vidro traseiro. 

Desde meados da década de 90 os ônibus da capital paraense ostentavam uma identificação alfanumérica, que se iniciava por duas letras (código da empresa), seguido pelos 5 números nos quais os 3 primeiros (lendo da esquerda para direita) representavam a sua linha de operação e os dois últimos o carro de ordem naquela linha. Mesmo com sucessivas trocas de administração municipal ao longo de 30 anos o sistema se manteve, passando por 3 diferentes pinturas:


Foto : Sérgio Lopes ( Ano Desconhecido )

Entre os anos de 1990 até 1997 os carros tinham pintura "saia-blusa" foi nela que começou o atual sistema alfanumérico.

Foto :  Ano e Autor Desconhecido

De 1997 até 2005 os carros passaram a ostentar a pintura marajoara.

Foto :  Marcelo Santos ( 2008 )

Entre 2006 e 2010 tivemos a pintura com figuras cotidianas de Belém.

Foto  :  Yuri Marinho ( 2020 )

Pintura entre 2010 até dias atuais.

No atual sistema de identificação o carro pertence a linha, sendo assim proibindo de "rodar" em outra linha, a não ser que trocasse de numeração ou usasse a numeração "reserva" que era composta por 3 números não podendo passar de 100 (até 2019), como na foto abaixo.

Foto  :  Yuri Marinho ( 2020 )

O problema dessa numeração fixa é que a mesma gerava muita distorção entre as linhas, uma vez que algumas linhas tinham fluxo baixo em alguns horários, enquanto outras tinham o fluxo alto em apenas uma parte do dia, assim ao colocarem um numero fixo de carros rodando, dependendo do horário o carro "rodava gerando prejuízo", com a eliminação da numeração fixa, os carros passam a ter uma mobilidade maior para atender as oscilações de demanda entre linhas.

Agora com a mudança, os carros que hoje tem o código XX-00000, passarão a ter XX-0000, com apenas 4 números indicando a sua ordem na empresa operadora, enquanto as letras permanecem para identificar a empresa.

A identificação da região que ônibus trafega também mudou, se antes indicava o bairro ou logradouro, agora ele passa por áreas de atuação na quais foram divididas em:


CentralTransiçãoAugusto MontenegroArthur Bernardes e BR-316

Veja abaixo como ficarão os ônibus após as mudanças, lembrando que as empresas tem 60 dias para se adequar a nova norma, porém o prazo se iniciou em 18/12/2020.



Os ônibus com cor roxa-açaí contarão com novo nome: CENTRAL.

Os ônibus com cor verde contarão com novo nome: TRANSIÇÃO.


Os ônibus com cor amarela contarão com novo nome: AUGUSTO MONTENEGRO.


Os ônibus com cor laranja contarão com novo nome: ARTHUR BERNARDES.


E os ônibus que tem a pintura azul contarão com nome: BR - 316.



Matéria  :  Equipe Parábuss

Fotos  : Claúdio Roberto / João Honório / Marcelo Santos / Sérgio Lopes / Yuri Marinho 

Fonte  : Parábuss

www.parabuss.blogspot.com



Nenhum comentário: