terça-feira, 2 de julho de 2019

GUANABARA INICIA RENOVAÇÃO DE FROTA DE LINHAS URBANAS.

RENOVAÇÃO RETIRA DE OPERAÇÃO VEÍCULOS MAIS ANTIGOS COM ANO DE FABRICAÇÃO 2008 E 2009.

  

A Guanabara Empresa de Transporte Coletivo, permissionária em transporte de passageiros urbanos em Natal está renovando a sua frota, depois da renovação da frota das linhas metropolitana, agora foi dada início à renovação da frota das linhas urbanas.
 
Os veículos são do modelo Marcopolo Torino GVU 2011 sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1722 e devem substituir 49 ônibus com ano de fabricação: 2008 (Marcopolo Torino GVU Mercedes-Benz OF-1722) e 2009 (Marcopolo Torino GVU e Caio Induscar Apache VIp II ambos sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1722).

Com essa renovação, a empresa passa a ter um maior número de veículos adaptados à disposição da população. Algumas unidades deve ter entrado em operação nesta Segunda Feira (01/07).
    

EMPRESA DEVE RECEBER UM VEÍCULO 0KM

 
A Guanabara Empresa de Transporte Coletivo deve trazer um veículo 0km para ampliação da frota. O ônibus novo deve chegar nos próximos meses. Apesar de ser uma unidade, o modelo do veículo não foi divulgado, porém, entre funcionários é esperado a clássica compra da empresa, Marcopolo sobre o chassi Mercedes-Benz.
O FIM DE MAIS DOIS MODELOS NA FROTA DA GUANABARA

Entre os veículos previstos para serem desativados estão Dois modelos os quais a Guanabara nunca tinham comprados e depois de comprados nunca renovou com eles, estou falando do modelo Marcopolo Viale U na configuração 6×2 (trucado) com ano de fabricação 2008 e do modelo Caio Induscar Apache Vip II com ano de fabricação 2009, ambos montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1722 4×2 e 6×2.

  
Os Viales chegaram em 2008, sendo Quatro unidades dois foram escalados para operação fixa na linha 77 cujo o itinerário atual é o Parque dos Coqueiros / Mirassol e os outros Dois para a linha 79 cujo o itinerário atual é o Parque das Dunas / Mirassol.
No itinerário da linha 79, por ter muitas curvas, o consumo dos pneus do terceiro eixo eram excessivos e por isso, realocaram os trucados para operação fixa na linha 77, linha cujo o itinerário detém a menor quantidade de curvas entre as operações da empresa. Com a mudança a vida útil dos pneus do terceiro eixo ganham mais durabilidade. 

 
Já os Caio Induscar Apache Vip II eram Vinte unidades e chegaram em 2009, o tamanho desses veículos enchia os olhos de quem os via, alongado esses ônibus foram escalados com operação fixa nas principais linhas da empresa. As linhas do Mirassol ganharam mais veículos desse modelo na época.
Hoje boa parte desses ônibus circulam como se ainda estivessem novos, assim como os veículos de configuração trucados, são bastantes robustos e confortáveis. Sem falar que são os ônibus mais silenciosos e com design arrojado da empresa que agora vão sair de operação na Guanabara de forma gradativa.
Fonte : Busão de Natal
www.busaodenatal.com
Matéria :  Josenilson Rodrigues
Fotos  : Arquivo Fortalbus / Bruno Póvoa / Josenilson Rodrigues / Thiago Martins


Nenhum comentário: