quarta-feira, 2 de julho de 2014

CE : NOVA IDENTIDADE VISUAL PARA O TRANSPORTE DE FORTALEZA.

A PINTURA AZUL , MARCA REGISTRADA DO TRANSPORTE COLETIVO DE FORTALEZA HÁ 14 ANOS, JÁ POSSUI UMA SUCESSORA.

Por Fortalbus

A pintura azul, marca registrada do transporte coletivo de Fortaleza há 14 anos, já possui uma sucessora. Logo em breve, os ônibus da capital cearense ganharão novas cores, somando-se ao tradicional azul presente na frota desde o ano 2000.

A nova pintura marca o início de uma nova etapa no transporte de Fortaleza, pois traz consigo não só uma nova comunicação visual, mas também mudanças no próprio equipamento com a aquisição de veículos do tipo Padron e articulado, que certamente receberão as novas cores para revitalizar o sistema integrado de transporte.



Desenvolvida por Jorge Andrade, mesmo autor da pintura padrão dos ônibus da cidade de Niterói, possui fácil identificação e praticidade como principais características. Basicamente com linhas horizontais e a representação de um circulo com seu respectivo consórcio inserido ao centro, possui a cor branca como predominante, além do cinza e verde idêntico ao usado na atual gestão municipal, embora que a planta informe erroneamente como “pantone”.

Apesar da volta do branco, na frente do novo layout destaca-se a segunda cor, facilitando a identificação dos usuários. Pela primeira vez, desde que foi instituída a padronização em Fortaleza, a máscara negra entre as janelas serão aplicadas, dando um aspecto mais contínuo e harmonizando com a própria pintura.

Outra novidade, sem confirmação, observa-se na própria planta através do embarque pela porta dianteira, sistema usado em Fortaleza entre 1992 e 1995, durante os primeiros anos do sistema integrado de transporte. Esta forma de embarque é mais indicada em ônibus do tipo padron piso-baixo, uma vez que o motor traseiro apresenta desníveis na traseira e torna o embarque mais lento pela presença de degraus.

Fonte  : Fortalbus.com

Nenhum comentário: