sábado, 5 de julho de 2014

EMPRESAS E SEUS PREFIXOS - PARTE 2 .

A IDENTIFICAÇÃO DE UM VEÍCULO REPRESENTA MUITO MAIS QUE ESTÉTICA OU ORGANIZAÇÃO.

  Dando continuidade ao especial, explicamos como funcionava mais alguns sistemas de numeração de empresas que atuam ou deixaram de atuar no transporte coletivo de passageiros do Ceará. A seguir critérios utilizados pelas empresas:

     ASA BRANCA E EXPRESSUL


   Desde sua fundação na década de 1970, seus veículos tinham prefixos de quatro dígitos, onde os dois primeiros significavam o número de ordem, seguido pelos dois últimos representando o ano de fabricação do ônibus. Após a mudança definitiva para Expresso Asa Branca em 2000  sistema continuou o mesmo.

   EXPRESSO SERRANO


  Inicialmente sua frota possuiu a numeração em algarismos Romanos, sistema original, porém algumas vezes confuso de identificar. Na primeira metade de década de 1990 , veio a reformulação, adotando o sistema semelhante ao usado pela Expressul e Asa Branca, porém, com cinco dígitos.
   Em meados de 1996, o zero que antecedia o prefixo foi eliminado, ficando apenas com quatro dígitos: número de ordem e ano do veículo. Em 2009, com o formato padrão exigido pelo Detran- ce, os veículos perderam o quarto dígito, por exemplo; o vissta Buss prefixo 3605 tornou-se 360.


   CANINDÉ


   Até o começo dos anos 90 , a numeração tinha formato sequencial, porém, com a mudança da identidade visual, a frota ganhou o zero antecedendo o prefixo, a sequencia passou a ser de 10 em 10, exemplo; 0310, 0320, 0330 e assim sucessivamente.


   RÁPIDO LIMOEIRO



   Sua frota sempre terminava em 19 , seguindo a sequencia tinhamos , 019, 119, 219, 319, 419 e assim sucessivamente. Recentemente a numeração passou a ser sequencial.


   RÁPIDO CRATEÚS


 Os clássicos algarismos romanos identificavam a frota da Rápido Crateús nas linhas intermunicipais até o ano de 2009. Quando passou a ser utilizado o sistema padrão exigido pelo Detran - ce.
    Desde então, atuando no fretamento a numeração passou a ser sequencial.

Veja também ;

Fonte  :  Fortalbus.com
Fotos  :  Acervo Busscar / Eduardo Duarte / Fortalbus.com


  

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