segunda-feira, 28 de julho de 2014

FORTALEZA : ONDE ENCONTRAR OS ITINERÁRIOS E LINHAS DE ÔNIBUS ?

CONFIRA AS PRINCIPAIS OPÇÕES PARA VER ITINERÁRIOS DE LINHAS DE ÔNIBUS.

Fortaleza tem 296 linhas de ônibus, 579 itinerários e 4.807 paradas de coletivo. Com tantas opções e possibilidades, é compreensível que os usuários desse transporte público não saibam exatamente que ônibus pegar, a rota ou horário deles e onde ficam as paradas – principalmente se a pessoa não conhecer a cidade ou determinado bairro. Mas, com a ajuda da internet, tudo isso pode ficar mais claro. No site da Prefeitura de Fortaleza , existem tabelas e listas que dão essas informações, porém o recurso não é muito divulgado.


Na seção do site da Prefeitura de Fortaleza dedicada aos serviços da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), existem mecanismos para se descobrir horário , paradas , itinerário  e linhas dos ônibus . As informações são fáceis de serem acessadas. Depois de entrar na página, o usuário insere parte do nome da linha, ou parte do nome do logradouro (no caso da pesquisa das linhas).

Todas as informações são dadas em forma de lista ou tabelas. Por se tratar unicamente de texto, é possível utilizar, sem muita demora, o recurso mesmo com internet 3G ou conexões mais lentas à internet. Contudo, a falta de imagens, e principalmente de mapas, pode atrapalhar o usuário que não conhece muito bem as ruas de um determinado local.



Parceria com Google Maps potencializa ferramenta

Para complementar, a Prefeitura de Fortaleza incluiu os dados da Etufor no Google Maps no começo do ano. Assim qualquer um pode escolher o ponto de partida e de chegada e descobrir quais as linhas de ônibus e os trajetos que contemplam o percurso. Simplesmente dando um zoom no mapa, é possível ver os vários pontos de ônibus da capital, mas ao digitar “ônibus” na barra de busca, o usuário tem uma visualização mais completa.

Ao clicar nos pontos de ônibus, são exibidas informações como as linhas que passam por ele, o horário do próximo ônibus e a localização da parada. Quando escolhido um ponto de onde se vai sair e um ponto onde quer chegar, o programa combina as possibilidades e oferece uma lista de opções e trajetos. O usuário só precisa selecionar a opção “ônibus”. São exibidas as possíveis linhas (inclusive para o mesmo trajeto), o percurso é mostrado no mapa e o tempo estimado (mostrando a hora que o ônibus irá chegar).




Se forem oferecidas muitas opções de trajetos, são mostradas opções de filtragem por: melhor trajeto, menos baldeações (troca de ônibus) e menos caminhada. Existe também uma linha do tempo mais completa com todos os horários das linhas dos ônibus do trajeto escolhido. Para visualizar, é só clicar na aba “mais opções e horários”, logo abaixo da lista com os percursos e linhas.

Alternativa para conhecer as linhas

Uma outra boa opção é o site “Mapa de ônibus Fortaleza “. O endereço informa o trajeto completo de todos os ônibus da cidade. Ideal para pessoas que não conhecem as linhas dos coletivos da Capital e para os que querem ter uma visão mais ampla dos trajetos.


 iniciativa partiu de uma única pessoa que fez tudo independentemente e utiliza os dados da Etufor. Os dados não são atualizados automaticamente, então é possível que haja alguns erros. Tudo está em código aberto, ou seja, pode-se contribuir não só com ideias, mas também melhorar a funcionalidade por conta própria.
O Fortalbus também disponibiliza esse link de busca visando a melhor opção para seu deslocamento:
Clique aqui:  Linhas e itinerários dos ônibus

Nenhum comentário: