quarta-feira, 23 de julho de 2014

O PROJETO DO BRT EM JOÃO PESSOA.

OS BRT´s  TEM SE TORNADO UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DO TRANSPORTE PÚBLICO.

Fonte : ANTP
Texto : Jessé Pedro Gomes Junior / Lidiane Cristina Félix Gomes / Paulo Finazzi Medeiros
Fotos : ANTP / Acervo Paraíba Bus Team / OCD Holding



Com o crescimento acelerado das cidades e seu respectivo aumento de demanda para novas tecnologias em sistemas de transportes, novos meios de transporte vem sendo implantados dentro do espaço urbano, visando alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana. Nesse cenário, os BRT’s (Bus Rapid Transit) tem se tornado uma alternativa interessante para a melhoria do transporte público de diversas cidades, passando a ser incluído como peça fundamental do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da mobilidade urbana do governo federal, com meta para operação até a Copa do Mundo de 2014. Foi realizada uma análise critica da implantação BRT, a partir do projeto concebido pela SEMOB – Secretaria de Mobilidade Urbana, na cidade de João Pessoa – PB, a fim de identificar as implicações de sua inserção dentro do espaço urbano.
Pelas características inerentes a este município foi observado que a implantação do sistema, tomando como foco a Avenida Epitácio Pessoa, via principal que interliga o centro da cidade ao litoral, acarretará um intenso congestionamento, devido ao precário planejamento de execução, que na implantação do canteiro de obras, reduzirá de três faixas existentes para apenas duas. Outro item observado é ausência indicativa de pontos estratégicos para a interligação com outros tipos de sistemas de transporte, o que inviabiliza o embarque e desembarque dos passageiros, tornando a implantação do BRT antagônico, visto que o sistema é moderno e tem como principal objetivo a melhoria do sistema de transportes, mas que pela inadequada implantação, proporcionará um caos no cotidiano da população. 
Atualmente, diversos países fazem uso de sistemas BRT ou estão em fase de construção ou planejamento. No Brasil, 09 das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 estão planejando a implantação de sistemas BRT para a melhoria da mobilidade urbana.


A dissonância entre o desenvolvimento tecnológico e os atuais problemas em torno dos sistemas de transporte coletivo, tem suscitado debates cada vez mais frequentes quanto à qualidade do serviço ofertado e a sua potencialidade para solucionar ou, ao menos, reduzir os congestionamentos nas grandes cidades.
A polêmica é ainda mais contundente no Brasil, pois apesar de suas dimensões continentais favorecem o uso de modais ferroviários, os rodoviários, como os ônibus, respondem por 88% das viagens de transporte coletivo realizadas por ano (PARAÍBA, 2012), além da facilidade de crédito para aquisição de automóveis particulares e motocicletas, o transporte coletivo necessita rever conceitos para aumentar a sua atratividade para usuários. Nesse contexto contraditório, muito tem sido discutido sobre as potencialidades dos sistemas Bus Rapid Transit (BRT) como uma alternativa para qualificar o transporte por ônibus. Atualmente, diversos países fazem uso de sistemas BRT ou estão em fase de construção ou planejamento.
Notadamente os sistemas BRT vêm se qualificando como uma das principais opções para o transporte coletivo urbano e metropolitano, o que resulta da adoção de configurações físicas e operacionais que melhoram o desempenho de sistemas tradicionais de superfície baseados em ônibus, tornando este modal mais competitivo.


A experiência com sistemas de ônibus de alta capacidade resulta de um processo de tentativa e erro combinado com doses de pragmatismo e empirismo Tipicamente os projetistas tendem a tomar suas decisões com base no desempenho observado em outros sistemas já implantados que apresentam um padrão similar de configurações físicas e operacionais ao proposto. Até pouco tempo, havia a falta de instrumentos para o estudo da complexidade das interações dos elementos.
Apesar do crescimento acelerado no número e extensão de corredores BRT, o impacto dos elementos de projeto no desempenho do BRT ainda não é perfeitamente compreendido. Também revela que esses elementos tendem a ser avaliados de forma um tanto isolada e que, portanto, o desempenho resultante de combinações dos elementos de projeto não foi ainda suficientemente explorado.


O foco da pesquisa foi uma análise critica da implantação do BRT, a partir de projeto concebido sob a responsabilidade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (SEMOB-JP) objetivando identificar as implicações de sua inserção dentro do espaço urbano, na cidade de João Pessoa.

DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES

Fatores condicionantes para a eficiência do sistema BRT ocorrem principalmente pela possibilidade de integração com outros modais, mesmo não motorizados, e a facilidade de acesso às estações, por outras vias, mas é importante frisar que serão necessários investimentos em todo o entorno dos locais a ser implantado o sistema, como a Avenida Epitácio Pessoa por exemplo.
Para ser considerado um BRT, o sistema deve atender a alguns requisitos, mas sua flexibilidade permite que alguns itens sejam dispensados sem comprometer sua eficácia. A instalação de uma via exclusiva para os veículos tem papel fundamental para garantir o funcionamento do sistema, uma vez que não há interferências em seu trajeto, é possível controlar a frequência, velocidade e pontualidade do transporte público.
Atualmente, a não priorização dos veículos de transporte de massa é um agravante dos congestionamentos, que são cada vez mais frequentes e duradouros no maior corredor viário da capital paraibana. Além da exclusividade, é necessário que os veículos tenham prioridade nos semáforos e cruzamentos, quando existirem.


Entre as diversas condições pertinentes à implantação do BRT, o ponto de partida não deve ser nem a infraestrutura nem os veículos. O sistema deve ser projetado para satisfazer seus usuários. Nessa perspectiva devem-se avaliar as condições de uso e se o sistema atende as condições esperadas.

Segundo Brasil (2008) determinados sistemas que podem ser implantados afetam diretamente a velocidade dos veículos, o impacto ambiental e as qualidades estéticas do sistema. Um dos modelos a serem adotados usam os corredores exclusivos para o tráfego de veículos de alta ocupação, porém ao restringir o acesso a operadores específicos, em geral, requer a alteração do sistema gerencial do setor (Figura 2).


Outro ponto importante na implantação refere-se a escolha do percurso a ser desenvolvido, pois para prestar serviços de transporte público para as partes mais densas da cidade, geralmente requer um alto volume de veículos de alta capacidade, enquanto as áreas residenciais de baixa densidade podem ser servidas de forma mais econômica com veículos menores. A solução adotada no município de João Pessoa prevê a implantação dos BRTs apenas em vias arteriais de grande fluxo de pessoas de forma a aproveitar ao máximo as condições de uso do sistema e aproveitar os outros modais já em operação 
(Figura 3). 


Determinados os corredores do sistema BRT, a provisão de alta capacidade passa a ser a principal consideração do projeto. Apesar disso, pode-se facilmente inferir que veículos grandes não são sempre necessários e podem ser prejudiciais ao desempenho do sistema. Para mitigar tais problemas, o BRT João Pessoa prevê uma tecnologia que sintoniza o timer dos semáforos das avenidas onde serão implantados, com o intuito de priorizar primordialmente o tráfego dos veículos do sistema.
Uma vantagem que o sistema vai absorver em sua implantação, trata-se do pagamento das passagens por bilhetagem eletrônica, assim como é utilizado atualmente no município, o que irá reduzir o tempo gasto com o pagamento e a verificação de passageiros. Em relação aos veículos a serem utilizados no sistema, as portas de acesso são parte importante na implantação, pois todos os esforços aplicados à via, ao tamanho do veículo, e ao projeto das vias de acesso principal. Para ilustrar esse problema a Tabela 1, mostra como a configuração do sistema utilizado nos veículos influencia diretamente no tempo desperdiçado para embarque e desembarque de passageiros, variando de 0,5 a 3,0 segundos por passageiro.



RESULTADOS

Planejar um BRT em geral é um processo dialético, pois é importante ter-se clara a ideia do impacto do planejamento junto ao sistema de transporte atual, e assim revisar a proposta para melhorias antes de sua implementação. Ou seja, depois de pronto o plano operacional completo do sistema, deve ser aplicado um exercício de simulação de tráfego.


Também é importante definir, o impacto que o novo sistema de BRT terá sobre os serviços existentes de ônibus e transportes coletivos alternativos. Ou seja, o novo sistema a ser implantado terá influência no nível de migração modal, que ficarão seriamente comprometidos nas vias onde serão implantados os BRT.
Sem o sistema de BRT, a projeção para os próximos 20 anos, mostra um crescimento no tráfego de veículos motorizados e diminuição de velocidade, tanto para o transporte público, quanto para o tráfego misto, até que a falta de capacidade viária adicional sufoque o crescimento, a ponto de saturação total (PARAÍBA, 2011).
O BRT provavelmente representará uma transformação dramática nos corredores propostos. Como acontece com qualquer projeto dessa magnitude, o sistema gerará uma quantidade considerável de empregos através de sua construção.


Porém a alteração dos serviços de transporte público existentes nas vias de implantação do BRT irá aumentar o número de passageiros por veículo. Esse processo pode levar a substituição seis ou mais ônibus menores, com seus motoristas e cobradores, por um único ônibus maior no corredor.
Em relação aos impactos sociais, uma das maiores preocupações se dá em relação a desapropriação de propriedades, principalmente na atual conjuntura de especulações imobiliárias e desenvolvimento econômico. Mas o projeto do BRT em João Pessoa prevê o mínimo de desapropriações utilizando para isso os espaços de passeio e canteiros ao máximo. 
 
CONCLUSÕES

Maior agilidade e conforto são as principais vantagens prometidas pelo sistema BRT. Com capacidade de até 180 passageiros, os veículos serão climatizados e atenderão usuários de diversas estações, que substituirão os atuais pontos de ônibus. Além das estações espalhadas pela cidade, existirão os terminais que farão a integração entre as linhas.
A sistemática da implantação do sistema BRT em João Pessoa, ainda carece de um melhor entendimento sobre o impacto dos elementos de projeto no desempenho do sistema como um todo. A revisão da literatura propiciou a identificação dos elementos de projeto considerados como críticos para o desempenho de sistemas de ônibus de alto rendimento.


As análises constaram, principalmente, que embora limitado às condições de projeto preliminar apresentado pela SEMOB, há uma necessidade clara de se avaliar, quando da etapa de implementação do sistema, o efeito dos elementos críticos no desempenho de um sistema BRT.
Ao comparar as condições do sistema atual, com as possibilidades propostas pelo BRT a ser implantado, percebe-se que diversos problemas encontrados atualmente serão mitigados, como por exemplo, a má distribuição das linhas das periferias que seguem indiscriminadamente para o centro, como em Mangabeira que funciona atualmente com 15 linhas e cinco terminais.
Em suma, cada projeto é único na medida em que a quantidade possível de combinações de elementos é praticamente infinita. Mesmo assim, conhecer o impacto dos principais elementos e os efeitos das interações entre eles, aumenta as chances de sucesso na implantação real.



Nenhum comentário: