quinta-feira, 3 de julho de 2014

FORTALEZA : UM SISTEMA DE TRANSPORTE REPLETO DE CORES .

COM A PADRONIZAÇÃO DE PINTURAS NOS ÔNIBUS DA CIDADE DE FORTALEZA , USUÁRIOS MUDARAM O JEITO DE IDENTIFICAR E PEGAR O SEU ÔNIBUS.

Por Fortalbus

Desde que foi implantada a padronização de pintura nos ônibus da cidade de Fortaleza, os usuários da capital cearense mudaram o jeito de identificar e pegar o seu ônibus. Isso foi há mais de vinte anos, em 1992, já faz tanto tempo que para muitos, difícil lembrar as cores e formas das antigas empresas da época de infância ou adolescência.

Deixando de lado as ricas cores e desenhos de cada empresa ostentava no passado, relembramos a primeira padronização da cidade, desenvolvida especialmente para o SIT – Sistema Integrado de Transporte, onde a proposta em classificar cores específicas para os ônibus alimentadores, troncais e circulares não funcionou à risca. A famosa pintura azul e vermelha, do tipo troncal, tornou-se o padrão oficial dos anos 90.

A partir do ano 2000, o azul dos ônibus passou a compor o cenário urbano de Fortaleza, tonalidade suave e que faz lembrar o céu de nossa cidade onde o bom clima litorâneo predomina na maior parte do ano. Esta forma de identificação, hoje conhecemos muito bem, afinal, é a cara do nosso transporte.

Relembramos nas imagens a seguir, ônibus com as três pinturas criadas para o SIT-Fortaleza em 1992:

ALIMENTADORES SIT - Criado para percorrer as linhas de Bairro.
CIRCULARES SIT - Criada para percorrer toda a cidade ligando os Bairros.
TRONCAIS SIT - Ligando os terminais ao Centro, teve continuidade ate 1999.
FONTE  : Fortalbus.com
CRÉDITOS NAS FOTOS

Nenhum comentário: